quinta-feira, 14 de novembro de 2013

30 ANOS DE MEMÓRIA


Nos últimos minutos de um domingo, 14 de novembro de 1983, o Icó dos casarios de cores vivas se vestia de preto pela partida do maior líder político da cidade: José Walfrido Monteiro.


Conhecido pelos icoenses por "Zé Walfrido", o filho do ex-prefeito Walfrido Monteiro Sobrinho nasceu no dia 22 de dezembro de 1929 e marcou sua história ao defender e fazer pelo Icó, a sua "Princesa do Sertão".



Diplomado em Direito pela Universidade Federal do Ceará em 1960, foi prefeito de Icó entre 1973 e 1976, quando foi presidente da Associação do Prefeito do Ceará (Aprece) e logo após eleito Deputado Estadual em duas Legislatura, 1978 e 1982.

Político hábil e articulador, tinha como marcas pessoais a honestidade, humildade, dignidade e respeitabilidade. Irmão de Aldo Monteiro, que viria a ser prefeito de Icó, e de Tarcísio Monteiro, o qual seria deputado estadual, trabalhou por seu povo como prefeito e deputado estadual, quando os recursos eram escassos, mas a vontade de fazer se agigantavam.

Entre 1978 e 1983, deu a voz na Assembleia Legislativa à região do Vale do Salgado e tornou-se o som das ruas de Icó. A prova de seus inúmeros feitos em favor da população estão nos prédios e nas propostas de elevar o Icó aos tempos seculares:

Vale destacar o Centro Comunitário (Hoje CSU), o Terminal rodoviário Gov. Virgilio Távora, reforma do Centro Histórico de Icó e criação da 14ª região Administrativa com sede em Icó, implantação do Centro Icoense de Ensinos Técnicos (Ciente), prevalecendo o ensino técnico agrícola, além de idealizar e presidir a Comissão de Secas da Assembleia Legislativa. 

A prova de seu trabalho foi o reconhecimento de seu nome que foi dado à Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP] de Icó. Hoje relembramos de você e seu trabalho é o nosso ideal de nunca nos conformamos com o que temos. Sempre podemos mais, precisamos de mais, o Icó e seu povo merece!






*FOTO E TEXTO RETIRADOS DO FACEBOOK DO VEREADOR VICTOR LUIZ

Sem comentários:

Enviar um comentário