25 DE OUTUBRO, DATA ESTA QUE SE COMEMORA EM TERRAS ICOENSES, O DIA DE EMANCIPAÇÃO POLITICA, OU SEJA, QUANDO A PEQUENA VILA DE ICÓ PASSA A SER CHAMADA DE CIDADE, MAIS PRECISAMENTE NO ANO DE 1842. DE LÁ PARA CÁ 170 ANOS SE PASSARAM, JUNTO COM ELES MUITAS HISTÓRIAS, CIDADÃOS ILUSTRES SE FORAM ETERNAMENTE, IGREJAS FORAM CONSTRUÍDAS, E ATÉ MESMO ICÓ RECEBEU SEU PRIMEIRO SANTUÁRIO, HOJE SANTUÁRIO SENHOR DO BONFIM. A PRINCESA DOS SERTÕES, COMO ASSIM FOI HOMENAGEADA PELAS PROFESSORAS MARIA ELENEUDA DE SOUSA E IDELZUITE DE SOUSA LIMA, NO ANO DE 1996, PASSOU POR VÁRIAS MUDANÇAS, POUCO RESTOU DAQUELA PEQUENA VILA SITUADA NO SERTÃO CEARENSE, O COMÉRCIO CRESCEU, A POPULAÇÃO MUDOU ACERCA DE SUAS EXPECTATIVAS, E ATÉ MESMO UMA INSTITUIÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR FINCOU RAÍZES NAS TERRAS QUENTES DE ICÓ. HOJE PODEMOS VER A ICÓ DOS MONTES E DOS FEITOSAS, QUE A MUITO TEMPO ATRÁS ERAM AS DUAS FAMÍLIAS MAIS INFLUENTES DA REGIÃO, ACOLHER A CADA UM QUE POR AQUI PASSA, SEJA ELE FILHO ICOENSE OU SIMPLESMENTE UM MERO VISITANTE, COM SIMPLICIDADE DE CARINHO. ICÓ, AH MEU BELO ICÓ, QUE ALEGRIA PODER ESTAR EM TEU SEIO, DESFRUTAR DE TEUS ARES PROVINDOS DO ARACATI, DE ESTAR A BEIRA DE UMA CALÇADA PROSEANDO COM A VIZINHANÇA, COMO É BOM A CADA 1º DE JANEIRO BRADAR COM ALEGRIA TEU TÃO FAMOSO "VIVA AO SENHOR DO BONFIM", SENTIR A EMOÇÃO DAQUELES VINDOS DE OUTRAS TERRAS AO VER O SENHOR DO BONFIMPASSAR EM SUAS RUAS LARGAS, OUVIR O TOQUE DO SINO DA MATRIZ ANUNCIANDO QUE JÁ É HORA DE IR A MISSA, PODER DIZER QUE TENHO ORGULHO DE SER ICOENSE.
ICÓ TERRA AMADA, O QUE TU TENS QUE NOS IMPULSIONA A TE AMAR CADA VEZ MAIS? O QUE TE FAZ BELA AOS OLHOS DE TEUS FILHOS? SERÁS TUA HISTÓRIA? NÃO IMPORTA, O QUE IMPORTA É QUE TODO ICOENSE TEM A MESMA DEFINIÇÃO AO RELATAR O QUE ÉS: UMA ETERNA PRINCESA DOS SERTÕES.´
PARABÉNS ICÓ POR SEUS 170 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA!
*DEDICO ESTES ESCRITOS A MIGUEL PORFIRIO DE LIMA(in memorian), GRANDE PESQUISADOR E HISTORIADOR DESTA TERRA, QUE SE DEDICOU ATÉ OS ÚLTIMOS DIAS DE VIDA PARA CONTAR OS GRANDES FATOS E MEMÓRIAS SOBRE ICÓ.
Sem comentários:
Enviar um comentário