terça-feira, 15 de novembro de 2011

FÉ E DEVOÇÃO


É assim que se pode resumir a religiosidade de um povo, que busca em Cristo Jesus sua fortaleza. Toda essa situação gira em torno da VI Romaria do Senhor do Bonfim, realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Expectação neste dia 15/11 (Terça - feira). Neste ano a espiritualidade instaurada segue a vivência do carisma Carmelitano, através da presença dos Frades Carmelitas em nossa terra. O dia da romaria, para os icoenses torna-se um dia muito especial, chegando a ser comparado com o dia 1º de Janeiro. No ensejo do senhor Bispo Diocesano Dom João José Costa em tornar a Igreja do Senhor do Bonfim em Santuário Diocesano, possibilitando que toda a Diocese de Iguatu tenha a oportunidade de conhecer  e venerar ao Bom Jesus Crucificado, nossa cidade recebeu a presença das CEB's (Comunidades Eclesiais de Base), vindas de todo o território pertencente a Diocese de Iguatu. Na oportunidade o Blog Icó em Fatos e Memórias realizou uma pequena entrevista com Dom João José Costa Bispo Diocesano. Acompanhe na íntegra a entrevista:

IFM: Dom João como o senhor vê a religiosidade popular?
Dom João José: "É uma forma muito verdadeira, porque através da forma simples de piedade, o povo alimenta uma fé muito profunda e sua relação de amor com o próprio Deus, que nos acolhe e nos fortalece na caminhada fazendo com que se vença tantas barreiras, que tantas vezes se impõem na vida de muita gente, é uma forma muito expressiva, exaltada em nossa igreja a religiosidade popular do nosso povo".

IFM: Como o senhor avalia a VI Romaria do senhor do Bonfim?
Dom João José: "Foi realmente um momento muito bonito, esse ano ganhando a presença das Comunidades Eclesiais de Base (CEB's). Já era uma expressão muito grande a Romaria do Senhor do Bonfim, mas com a participação das CEB's, creio que vai tomando um impulso ainda maior, e o que mais se deseja é que se torne uma tradição em  todos os anos, e que a Romaria do Senhor do Bonfim, possa também aumentar cada vez mais com a presença de tantos que vem das CEB's e também de outros setores e comunidades de nossa paróquia".

IFM: Gostaria que o senhor deixasse sua mensagem de Pai e Pastor aos leitores do Blog Icó em Fatos e Memórias.
Dom João José: "A todos nossos internautas, que acessam este blog, quero desejar muita paz, muita alegria, muita fé em Cristo, muito amor ao Senhor do Bonfim, que deu a sua vida por todos nós, e que todos possam se aproximar desse santuário de grande importância, comtemplar sua imagem que é uma grande expressão do amor de Deus para com todos, dando-nos seu filho, e o filho entregando sua própria vida, é a maior prova de amor a humanidade".

Café da Manhã sendo preparado para ser servido aos romeiros.

Encenação da Via Sacra, realizada pelos atores do  distrito de Lima Campos.

Em destaque, Vagner Vitor, ator que representa Jesus Cristo na encenação.

Romeiros recebendo as bençãos na Igreja São José.

3 comentários:

  1. Realmente posso confirmar as palavras de nosso querido bispo Dom João, a VI Romaria do Senhor do Bonfim "foi um momento muito bonito". A presença das Comunidades Eclesiais de Base (CEB's),tantas vezes esquecidas ou pouco assistidas em tempos outros,junto com os paroquianos da sede abrilhantou o momento! Parabenizo os Freis Carmelitas, ao grupo de teatro e a todos os leigos resposáveis pela organização!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns caro amigo Lucas Amâncio, pela reportagem. Que o seu trabalho no Blog Icó em Fatos e memórias possa fortalecer ainda mais nossa fé e nosso amor pelo Icó!!!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Lucas, foi muito bom conhecer mais a Festa do Senhor Bom Fim e conhecer vocês! Obrigado por tudo, muita paz!!! Frei Leo

    ResponderEliminar